Imagina a situação. Você está em 2011, calmamente procurando algo pra fazer na internet. Seu PC é bem fraco, então você recorre à jogos de flash.

Você também é fã de My Little Pony e descobre que existe um certo cara que produz diversos jogos flash inspirados nisso. Seu olhos se cativam com um jogo chamando Super Pinkie World 2. Olha só! Sua pônei favorita!

Um jogo de plataforma simples e divertido onde você controla a Pinkie e deve chegar ao final do cenário, tocar em uma pônei e prosseguir pra próxima fase.

Tudo ia bem, até você perder. A tela de Game Over aparece. A silhueta da Pinkie com seu cabelo liso e cores desbotadas aparece, assim como episódio 25 da Primeira Temporada. Nada demais, um easter egg divertido.

Você tenta de novo e acaba morrendo mais uma vez. Logo, surge a vontade de jogar novamente, mas seu cursor mostra que a Pinkie pode ser selecionada. Naturalmente, a curiosidade faz você clicar.

O que acabou de acontecer? Uma tela avermelhada. A música alegre fica distorcida. As Pinkie Pie desbotadas se multiplicando. A pontuação em 666. E o pior de tudo, a sensação ameaçadora do cenário te comprimindo para acabar com uma tela preta tocando um som agudo e ensurdecedor que te obriga a fechar a página para cessar com essa tortura.

Seu coração está agitado. Como um jogo inocente pode ter uma surpresa assim? Você reabre o Devianart, apenas para comentar sobre como esse segredo é assustador. Mas, acaba se surpreendendo ao descobrir que muitos também caíram nisso e parece que alguns suspeitam que possa ter mais a se descobrir nesse jogo.

Algumas pessoas são mais atenciosas, percebendo que a vida da Pinkie ficou travada em 432809. E se colocar esse número no campo de Password?

Definitivamente esse jogo não é mais apenas um plataforma de pôneis qualquer!


O ARG de Super Pinkie Jump 2

Antes de tudo, seria importante explicar para vocês o que é um ARG.

ARG é uma sigla para Jogo de Realidade Alternativa (Alternativa Reality Game). São histórias de um mundo fictício mas que são contadas através de artifícios da nossa realidade, geralmente, mas não se limitando, a enigmas.

Um bom exemplo de ARG que ficou muito famoso no Brasil graças ao Cellbit foi a Cicada 3301. Que consistiam em enigmas que foram postados num site, além de diversas interações com coordenadas no mundo real.

Contexto explicado, prossigamos!

Baixando o arquivo .swf do jogo e mexendo nas dimensões, podemos visualizar diversas mensagens escondidas nessa tela.

E caso se esperasse uns 30 segundos, a tela mudava novamente.

Essa sequência de caracteres aleatórias não eram visíveis normalmente na tela preta, mas você podia segurar o cursor do mouse para deixá-la em destaque.

Graças aos dois sinais de igual no final do texto, chegaram a conclusão de que se tratava de um mensagem em Base 64. Ao decodificá-la, conseguiram a seguinte url:
https://rapidshare.com/files/1624941049/PASSWORD.wav

Infelizmente, o arquivo se perdeu com o tempo, mas ele se tratava de um áudio com um ruído estranho. O usuário theguy159 descobriu que ao colocar esse áudio num Analisador de Espectro Sonoro (peço desculpas por não saber explicar o que é isso) se obtia a imagem clara de um número 3.

Colocar esse número no campo de senhas resultava em nada. Ficaram um tempo batendo cabeça no terceiro nível, mas sem sucesso.

Então decidiram revisitar as pistas que tinham. Na tela AL%MOST TH?ERE? tinha dois itens interessantes. Primeiramente, almost é a senha que levava o jogador pro décimo nível do jogo. Além disso, tinha o @J, sendo que J é a décima letra do alfabeto.

A atenção dos investigadores se voltou para o décimo nível, qual seria sua possível ligação com o enigma? E a tarefa era super simples: bastava clicar 3 no teclado.

Level J

As referências ao Episódio Festa de uma Só voltaram. Além do fundo vermelho com música distorcida, agora podemos ver os 4 "convidados" da Pinkie. No fim do nível, está Rainbow Dash. Em Super Pinkie Jump 2, esses pôneis no final das fases significam que você pode prosseguir pro próximo nível. Contudo, tocando nela, a tela fica preta e um som agudo começa a tocar, te obrigando a fechar o jogo.

Próximo passo

Assim que o Level J foi descoberto, CertaintyPrinciple se manifestou nos comentários de seu jogo mostrando ainda mais pistas para os investigadores.

Desta vez, se tratava de um código decimal, que novamente entregava uma url:
https://rapidshare.com/files/2575101887/EUPHORIA.wav

Mais uma vez, o arquivo de áudio foi perdido com o tempo. Aparentemente, era um áudio de 30 segundos que tinha um chiado consistente pela duração inteira. Mas, entre os segundos 18 e 24, notaram um som diferente que se destacava.

Separando esse trecho e analisando, perceberam que se rodasse esse áudio estranho de trás pra frente e diminuísse um pouco a velocidade, dava pra ouvir uma voz robótica disser I have a message for you: 139356jx três vezes em sequência.

Mais um código, vamos colocar no Password e ver o que acontece!


Só de escrever esse código, a tela inicial do jogo mudava completamente! O Super Pinkie World ficava em vermelho com seu 2 sendo substituído por um 0. No lugar de password ou 139356jx agora temos o texto HelpMe?. As pôneis ficaram de ponta- cabeça, com exceção da Pinkie. Além de diversos 3 em vermelho além do FIND ME (Me encontre) com diversos caracteres misturados.

Infelizmente, não tinha mais como prosseguir daí. Ficaram batendo cabeça por muito tempo, mas sem resultado. Não tinha nada nessa tela que poderia ajudar.

Até um membro muito astuto perceber uma coisa por detrás dos panos.

Pinkie Jump

Enquanto todos estavam focado na Pinkie em um jogo de plataforma, o usuário dsman64 notou que outro jogo foi atualizado: Pinkie Jump!

A atualização era simples, agora esse jogo possuía um campo de Password.
O que fazia nenhum sentido.

Pinkie Jump é um jogo arcade. Ou seja, você apenas jogava e tentava sobreviver o máximo de tempo possível para acumular mais pontos. Não há necessidade de uma senha para salvar o seu progresso nesse jogo.

Bom, temos um código e um campo novinho que está pedindo por uma senha.

O jogo fica com uma tela vermelha emitindo um som agudo. Mas dessa vez, os investigadores estavam mais espertos.

Baixando o arquivo do jogo e mexendo nas dimensões, podemos visualizar algumas mensagens ocultas.

Temos um texto em preto e um e-mail que só era possível visualizar arrastando o cursor para destacar. Para garantir que víssemos tudo, decidiram mexer nos códigos do jogo para retirar essa cor vermelha, podendo visualizar todas as mensagens escondidas.

Ainda está meio ilegível, né? Os textos são:

YOU ARE LATE (Você está atrasado)
findmefindm@hotmail.com
3 2
WHAT'S THE PASSWORD? (Qual é a senha?)
I am glad you come (Fico grato que você veio)
3 2

Discutindo com o E-mail

Temos um e-mail e ele está pedindo uma senha. Hora de conversar com a Pinkie?

Apesar de poucos usuários decidirem compartilhar as conversas que tiveram com esse e-mail, havia um padrão muito nítido. A conversa se iniciava, quem estivesse no outro lado respondia com textos sem sentido e praticamente gritando que precisa de uma senha.

A investigação esfriou por um tempo até que o usuário Cannonfire40 decidiu fazer uma coisa bem óbvia que nos deu a senha que precisávamos.

Basicamente, ele voltou no Super Pinkie World 2, escreveu novamente o código 139356jx e mexeu nas dimensões do jogo.

Senha encontrada

6ejh999%FIN3D))ME%1000

Finalmente, temos a senha que o e-mail tanto pede. Enviando essa mensagem estranha, recebíamos o arquivo Lament.swf! Infelizmente, ele também foi perdido com o tempo, mas se tratava de uma "animação".

Nela vemos todas as pôneis, bem similar como vemos na tela de inicial do jogo. Então Pinkie e Twilight conversam com balões de texto.

Pinkie: I am so glad everypony came!
Estou tão feliz que todas vieram!

Twilight: Thank you so much for saving us! Now what did you want to show us Pinkie?
Muito obrigado por salvar todas nós! Agora, o que você queria nos mostrar, Pinkie?

Pinkie: I want you all so see what I have seen.
Eu quero que vocês vejam o que eu vi.

Twlight: What is it Pinkie?
E o que seria, Pinkie?

Pinkie: Come, I will show you such pretty things . . .
Digamos que, eu vou mostrar para vocês algumas coisas bonitas . . .

Após esse achado, CertaintyPrinciple postou um comentário dizendo "This is the end." (Esse é o fim). E assim os investigadores podem apreciar seu trabalho concluído. 

Conclusão da História?

Bom, quanto tocamos na Pinkie na tela de Game Over, vamos parar no nível 0. Nesse nível, tocamos nas demais pôneis e elas acabam se transformando num clone da Pinkie.

Além disso, Level J nos oferece uma outra perspectiva do final do jogo, pois invés de tocar na Rainbow Dash e recebemos a mensagem de fim de jogo, recebemos uma tela preta.

Além disso, a frase "I will show you such pretty things" também aparece antes do nível 0 começar, então podemos supor que essa conversa do Lament.swf ocorre antes dos acontecimentos do história do Super Pinkie Jump 2.

Em resumo, a Pinkie chama suas amigas para mostrar uma surpresa para elas, mas ao que tudo indica, essa surpresa não é tão boa assim. Talvez nunca estivéssemos salvando nossas amigas, mas as caçando. 

Considerações Finais

Já tá meio óbvio que eu tentei evitar o termo, mas sabemos que a Pinkie nunca foi a personagem dessa trama e sim a Pinkamena. A versão maligna que ganhou muita fama por conta das creepypastas de MLP.

E uma curiosidade interessante. Vocês sabiam que as creepypastas envolvendo a Pinkie vieram ANTES do episódio Festa de uma Só ser exibido na TV?

O ano é 2011. No começo do ano você lê uma creepypasta assustadora da Pinkie pra no mês de Abril sair um episódio onde ela fica desbotada e pira o cabeção.

Então, esse ARG foi nada mais que uma forma do Principle contar uma história da Pinkamena no seu próprio modo. E considerando a época que foi criado, tem seu mérito.

O ARG envelheceu mal. A maioria dos enigmas consistia em tu ir num site de decodificar códigos e resolver em menos de 30 segundos. Tanto que nem tudo ainda pode ser feito nos dias de hoje. Acho que o Principle colocou alguma versão mais antiga do jogo no seu Devianart pra evitar levantar mais investigações e deixar apenas como Easter Eggs.

Mas novamente, esse era o nível de terror dessa época das creepypastas, praticamente foi só em 2014 que ARGs se tornaram um gênero popular que conseguiram estourar a bolha da internet. E atualmente, é fácil encontrar diversos por aí com premissas diferentes, embora os mais famosos tendem a ir para um lado mais de terror mesmo.

Além disso, Principle aprendeu muito com esse daqui e criou outros ARGs. Quem sabe eu possa trazer a sua segunda história de MLP pro blog.

Espero que gostem dessa postagem. Foi uma história interessante de descobrir e por isso decidi compartilhar ela com vocês.

Obviamente, não consegui todas as informações sozinho. Deixo com vocês o vídeo que me mostrou esse ARG e inspirou a fazer essa postagem e o documento que detalha toda a investigação. Ambos estão em inglês, mas recomendo que vejam se entendem o idioma.

E por fim, agradecimento para CertaintyPrinciple por ser o criador dessa orba, e segue o download do jogo pra quem quiser baixar sem ter conta no Devianart.

BROHOOF /)

3 Comentários

  1. Anônimo15/10/23

    Adorei a leitura! :D
    Lembro-me de achar alguns vídeos bem antigos (onde alguns chegavam a ter mais de 10 anos) no YouTube, mas nunca vi alguém brasileiro falando sobre o ARG até agora.
    Conheci o site a pouco tempo e, apesar de ser triste que o movimento do site tenha caído (principalmente após o fim da G4), é bom saberque ainda há pessoas que trabalham nesse projeto incrível! :D
    OBS: o audio que forma o número 3 se trata de um espectrograma do áudio, onde ele é uma forma de visualizar a intensidade de um sinal através do tempo e em várias frequências.

    BROHOOF /)

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    1. Anônimo15/10/23

      Ignore que, por algum motivo, a mensagem foi enviada duas vezes. :V

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    2. Relaxa. Apaguei o comentário repetido. Obrigado pelo elogio, de fato, depois da G4, a comunidade brasileira deu uma esfriada. E obrigado por explicar o que é um espectrograma de áudio. Eu sei o que é, mas não saberia descrever pra alguém.

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