Pinkie Pie's Cupcake Party - Game Review #1
Olá para todos!
Hoje é um dia bem especial: Sexta-feira 13! O Dia Mundial do Azar é conhecido como uma época perfeita para maratonar filmes de terror. E por que não jogar jogos de terror?
Por conta disso, me deu vontade de sair pela internet caçando algum jogo de terror que fosse bom a ponto de merecer uma análise para o blog e eu encontrei!
Pinkie Pie e Pinkamena
Para quem não sabe, Pinkie Pie é apenas um apelido. O nome real da Pinkie é Pinkamena.
Porém, se você já viveu na época de creepypastas, já deve ter se deparado com uma história muito antiga chamada "Cupcakes". Essa história de terror pode ser pesada para algumas pessoas, então, não deixarei links dela aqui e procurem por sua conta e risco.
Porém, a história ficou tão famosa que é muito comum vocês procurarem "Pinkamena" no Google e achar muito conteúdo em homenagem à essa creepypasta.
Sabendo que existem fanarts e até vídeos animados em homenagem à essa história, por que não criar um jogo? E foi isso que Eight Blackey pensou ao criar esse fan game.
Pinkie Pie's Cupcake Party
Gênero: Terror, Quebra-cabeça.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Contém: Violência Fantasiosa, Angústia, Sangue.
Você está no controle de Twilight Sparkle!
Pinkie Pie convidou você e todas as suas amigas para uma Festa de Cupcakes!
Porém, durante a festa, você come um bolinho suspeito e acorda num lugar desconhecido.
E então, você procura uma forma de sair desse lugar.
Controles
Os comandos são básicos:
W, A, S, D faz seu personagem andar.
Você controla a câmera com o mouse.
Você corre ao andar segurando o Shift Esquerdo.
Ctrl faz você agachar, só precisa apertar uma vez.
F liga e desliga a lanterna.
Você consegue interagir com os objetos com seu mouse.
Apertar o botão esquerdo irá fazer alguma ação (como coletar itens ou abrir portas).
Alguns itens não são coletáveis, mas você consegue interagir com eles.
Segurando o botão esquerdo você move alguns elementos do cenário.
Se acostume com essa mecânica pois ela é primordial para explorar o mapa do jogo.
E por fim, segure R para rodar os objetos que você está segurando.
Gameplay
Você recebe um convite muito alegre da Pinkie para vir à sua festa!
Na festa, você consegue interagir com as convidadas.
Elas riem e ainda fazem um gesto engraçado.
Mas o jogo realmente começa quando você interage com a Pinkie.
Ela irá te oferecer um cupcake. O coma e as coisas ficam estranhas.
Depois de comer o bolinho suspeito, a tela ficará preta
e você ouvirá sons de choro.
Parece que o jogo travou, mas isso é
proposital. Apertando F no seu teclado ligará a lanterna e agora você finalmente estará enxergando algo e poderá jogar de verdade.
Para melhor entendimento, segue uma gameplay dos primeiros 5 minutos do jogo:
Coletáveis
O jogo possui 3 tipos de coletáveis: Balas, Chaves e Alavancas.
As balas servem para te curar de danos sofridos.
O dano é representado no jogo com a vermelhidão na sua tela.
Quanto mais vermelha a tela, mais machucado você está.
As chaves abrem portas trancadas.
E as alavancas abrem passagem tirando algumas barras no caminho.
Existem 3 tipos de alavancas no jogo.
1. Alavanca Completa
Costumam ficar escondidas nos cenários, e tiram as barras de locais próximos de você.
2. Alavanca Incompleta
Você precisa coletar uma alavanca de algum lugar e então colocá-la na parede, assim liberando as barras, mas diferentes das anteriores, geralmente as passagens dessas ficam mais distantes de você, então fique atento ao mapa para notar algum caminho novo.
3. Alavanca das Pôneis
Algumas salas terão um desenho de Cutie Mark desenhado na parede. Essas salas costumam ser bem escondidas, e com razão, uma vez que nelas contêm uma alavanca incompleta com função específica de abrir a cela da respectiva pônei.
Bugs do bem
O jogo foi feito no Unity e, se fosse manja um pouco de desenvolvimento de jogos, sabe como essa Engine tem um potencial infinito de causar bugs, principalmente de física.
Com isso, o jogo ganhou uns bugs que vão te ajudar na sua gameplay.
1. Run Hitbox
Hitbox (caixa de colisão) é um indicativo para o jogo saber o espaço que você ocupa.
Basicamente, é o que informa para o jogo que um inimigo te acertou um golpe e até mesmo para você não andar pelo mapa atravessando as paredes.
Todavia, quando você está correndo, a sua hitbox fica menor, permitindo você atravessar caixas, se desviar dos inimigos com facilidade e, em casos muito raros, até mesmo atravessar paredes. Tome um pouco de cuidado com essa última parte.
Vídeo desse bug na prática:
2. Pulo Duplo
Conforme você avança no jogo, você chega num puzzle bem complicado: Montar uma pilha de caixas para chegar em uma plataforma mais alta. Isso parece fácil, mas como a física do jogo buga com frequência, montar essa pilha se torna um processo bem difícil e frustrante.
Porém, com outro bug relativamente simples de se efetuar, com apenas uma caixa, é possível fazer todo esse trabalho de parkour e poupar muita dor de cabeça.
Vídeo desse bug na prática:
Como fazer o Pulo Duplo:
- Pegue qualquer objeto que você possa ficar em cima. A caixa pequena é o melhor objeto para fazer esse bug.
- Fique em cima do objeto escolhido.
- Segure o objeto e pule ainda segurando ele.
- Se feito corretamente, você levará o objeto consigo no pulo, então poderá pular novamente.
- E voilà! Você efetuou o pulo duplo! Com um pouco de prática você será expert nisso. Inclusive, se não houvesse teto no jogo, você poderia voar até o infinito com esse bug.
3. Manipulando a Pinkamena
A Pinkie é sua inimiga principal.
Te persegue, tenta te esfaquear e tem uma risada chata.
Porém, a sua IA não é das melhores.
Ela só consegue te atingir se você estiver na frente dela, e não é programada para pular e nem agachar. Ou seja, ao ficar em uma plataforma um pouco mais alta, ou escondido em alguma fresta, ela não vai conseguir te alcançar.
Nessa situação, você pode escolher esperar ela se cansar de você e ir embora, ou simplesmente sair correndo. E não para por aí, com um pouco de sorte, você pode reproduzir esse mesmo bug usando a lanterna e até mesmo se agachando.
Dicas pra o fim de jogo!
Na reta final do jogo, você está diante de uma caixa inacessível.
Explorando o cenário, eventualmente tu vai tirar as barras da frente para interagir com a caixa. Porém, a mesma está lacrada com uma senha. Nesse ponto do jogo, a Pinkamena estará correndo atrás de você, logo, procurar um código enquanto foge dela fica uma tarefa quase impossível, e é por isso que eu fiz esse mini-guia para o fim de jogo.
Bom, o jogo é de quebra-cabeça, então o esperado é que a senha não venha para você de mão beijada. A senha está espalhada pelo mapa do jogo.
São 4 números, cada um em objetos específicos do mapa:
Crânios |
Pirulitos |
Bolinhos |
Galões de Leite |
Todas essas localizações acima você consegue acessar antes da Pinkamena começar a correr atrás de você. Então aproveite bem esse tempo para averiguar os itens, achar os números e anotá-los em algum lugar para destrancar a caixa.
Esse é um exemplo. Segure os itens e os gire para encontrar os números.
Finais
O jogo ainda conta com 4 finais diferentes.
Eles dependem de quantas pôneis você salvou na sua gameplay.
Final Péssimo - Salve NENHUMA Pônei.
Aviso: Esse final pode ser chocante para algumas pessoas. Não recomendado para pessoas sensíveis.
Final Neutro - Salve 1 a 3 Pôneis.
Final Bom - Salve TODAS as pôneis, menos a Pinkie Pie.
Final Perfeito - Salve TODAS as pôneis, até a Pinkie Pie.
Versão Mobile
Eight Blackey também lançou esse jogo para os celulares. No momento, está disponível apenas para celulares Androids, e ele não planeja lançar para outros tipos.
Como é o esperado, o jogo é bem mais simples que a versão de computador. Com o foco apenas em você tentar sair da masmorra que a Pinkamena te enfiou.
Ou melhor dizendo, a Witchmare. O Google identificou a Pinkamena do jogo com a Pinkie Pie da Hasbro e derrubou o jogo por copyright e outras regrinhas. Por isso ele teve que relançar o jogo com outro nome e remodelar a personagem vilã.
Links para Download: Itch.io | GameJolt | Play Store
Nota Final
O jogo é realmente muito bom. Bastante coisa para fazer, puzzles não tão difíceis de se resolverem e a exploração do mapa realmente funciona muito bem. Além disso, o game é generoso de dar respawn ao morrer, diminuindo significativamente a frustração..
A pior falha que encontrei é que os labirintos são realmente BEM labirínticos, então é comum ficar rodando sem noção de progresso. Os bugs de física irritam bastante quando você quer interagir com os objetos do cenário, mas creio que os demais bugs também deixam o jogo divertido, aliviam a raiva.
Outro ponto que me irritou bastante foram os choros das pôneis. São barulhos bem irritantes e altos e demorou muito para me acostumar com eles nas primeiras vezes que joguei.
E, apesar de 4 finais, o jogo não tem um fator replay muito interessante, uma vez que a gameplay é quase a mesma; então, sabendo o que tem que fazer, você consegue completar o jogo em menos de 1 hora.
Finalização
Essa postagem deu muito trabalho, mas foi bem recompensadora.
Quero agradecer aos meus amigos: Bright Light por me recomendar o jogo; e FabricioTHP por me ter disponibilizado a maioria das fotos desse post e as gameplays gravadas.
Eu me diverti bastante escrevendo, mas agora quero o feedback de vocês.
O que acharam desse tipo de postagem?
Querem mais jogos?
Comentem aí embaixo!
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