Cartas: Não julgue o livro pela capa
No episódio “Rédea nas fofocas”, conhecemos uma zebra chamada Zecora.
Twilight e Spike passeiam por Ponyville e reparam o silêncio na cidade, mesmo em um dia tão ensolarado. De repente, Pinkie Pie chama discretamente para entrarem em sua loja. Lá estão escondidas, Applejack, Rarity, Rainbow Dash e Fluttershy também, todas com medo da sinistra zebra que passeia sozinha pela cidade cavando no chão, chamada Zecora. Twilight fica indignada que suas amigas acreditem que seja uma feiticeira perigosa; cética, ela rejeita todas as declarações sobre feitiços, poções e maldições. Enquanto as pôneis discutem o assunto, Apple Bloom, a irmã mais nova de Applejack, decide descobrir a verdade por si mesma. Saindo sorrateiramente pela porta, a pequena potrinha segue Zecora até a floresta.
Apavoradas com o sumiço de Apple Bloom, as Mane Six decidem ir atrás dela, chegando em um ponto da floresta onde flores azuis cobriam todo o chão. Achando Apple Bloom novamente, as pôneis ameaçam Zecora, esta que, apenas avisa sobre as flores no chão não serem brincadeira. As meninas ignoram os avisos e retornam para casa.
No dia seguinte, Twilight acorda de um sonho turbulento sobre o dia anterior e ao ir se pentear, se depara com a imagem de seu chifre no espelho, molenga e com bolinhas azuis. Desesperada, tenta arrumar uma resposta racional, uma alergia ou alguma doença. Spike tenta lhe mostrar um livro sobre coisas sobrenaturais, que é rejeitado pela pônei. Poucos minutos depois, todas as suas amigas aparecem com sintomas, Pinkie Pie está com a língua inchada, cheia de bolinhas azuis também. Já Rainbow Dash que entra logo em seguida, está com as asas invertidas, causando um voo desastroso. Rarity entra toda despenteada e com mais pelo que o natural, já Applejack aparece minúscula com Apple Bloom (que não foi afetada em nada). Fluttershy manteve sua aparência, porém ao falar, sua voz estava masculina e grave. Com todas as amigas jogando na cara de Twilight de que ela estava errada, todas tentam a convencer sobre Zecora as ter amaldiçoado. Mesmo com tantas evidências, maldição é uma ideia que Twilight continua a rejeitar.
Apple Bloom se sente culpada por ver as pôneis mais velhas naquela situação, decide mais uma vez ir atrás de Zecora para obter a cura para sua irmã e amigas. Desta vez Applejack foi mais rápida e segue sua irmã em sua cauda sem que ela tome consciência disso. Twilight, Rainbow, Fluttershy, Pinkie e Rarity vão atrás das duas, pois já sabiam onde elas estariam indo. A pequena Apple Bloom, que já não estava tão menor quanto sua irmã, mesmo em meio a broncas, deixa Applejack para trás e segue firma em seu objetivo. Applejack encontra Rainbow Dash, que a monta feita uma verdadeira vaqueira e a guia em seu voo desastrado. Já o restante das amigas, ao chegarem na casa de Zecora, criam todo tipo de comentários sobre sua decoração, caldeirão e linguagem. As paranoias começam a borbulhar entre as pôneis, até Twilight se convence de que elas estavam, de fato, amaldiçoadas e perante uma feiticeira perigosa que estaria planejando cozinhar Apple Bloom. Já que a pequena pônei não está presente
As pôneis invadem a casa da Zebra, que se assusta e pede para Rainbow Dash parar de quebrar as coisas enquanto voa desordenada a toda velocidade. Depois de várias ameaças, Apple Bloom finalmente aparece e ri da situação, pois achou engraçado que até Twilight foi convencida de que Zecora se tratava de uma feiticeira. O silêncio finalmente dá voz a Zecora que se explica, sua decoração são de suas origens, sua poção é para a planta azul que ela havia avisado as pôneis no dia anterior sobre o seu perigo, a erva gosta de pregar “piadas” e por isso as amigas ficaram daquele jeito. Depois de tudo explicado, todas as pôneis ajudam a Zebra a fazer uma nova poção de cura para seus sintomas.
No final, Twilight escreve mais uma de suas cartas a princesa Celestia. A reflexão da história é justamente o julgamento que elas tiraram de Zecora sem ao menos conhecê-la, por ser uma zebra, ter origens africanas e diferentes de sua cultura, já apontaram como alguém do mal. Sendo que ela apenas era diferente, por ser o que é sempre foi tratada com preconceito pelos moradores de Ponyville. A grande lição de não julgar um livro pela capa é de que mesmo que alguém pareça diferente e até mesmo estranho ao que você está acostumado ver, a imagem de fora é apenas uma capa, o que importa realmente é o que há por dentro, o seu conteúdo.
0 Comentários