Isso não é um jogo
O ano é 2011, você está novamente vasculhando atrás de jogos de navegador. Você lembra que o Devianart possui diversos artistas que produzem seus próprios em flash.
Pelo visto, brincar com a Pinkie dá azar e te faz entrar em peças com barulhos altos, então vamos tentar outra pônei dessa vez. Que coincidência, hoje lançou um novo jogo!
O jogo se chama Twilight's Library Defence! Parasprites levados querem comer todos os livros da biblioteca! Twilight precisa defender sua casa e hobby favorito!
Parece divertido, até selecionar o Play.
O jogo não possui música, tirando um som de congo bem alto e distorcido para cada onda de inimigos. Os gráficos são extremamente simples. O fundo é uma versão mais acizentada da biblioteca casa de Twilight, e considerando que ela é só uma imagem estática, a atmosfera é muito triste. Os parasprites também são só uma imagem. A melhor animação, é a Pinkie power-up que limpa a tela pulando.
A gameplay também é entediante. O ataque da Twilight é muito lento, mas como os inimigos não possuem inteligência, basta ficar apertando o mouse sem parar que você vai passar com nenhuma dificuldade. E mesmo se algo der errado, a Pinkie ainda pode te salvar. Como o jogo é devagar, o tédio vem bem rápido, mas nem perder vale seu tempo, já que vai exigir que você pare de atirar e espere os parasprites virem lentamente reduzir sua vida à zero.
E o que acontece? Nada. Uma tela mais acinzentada que a anterior, fomentando a atmosfera pesada desse projeto de jogo. Game over, sua pontuação e Play. Mas considerando todos esses problemas, porque jogar de novo? Aliás, já notou que até o nome está errado? Em inglês, Defense se escreve com S não C. Seria o mesmo que escrever "defeça".
Ok, isso é um desastre. Quem é o criador dessa bomba? CertaintyPrinciple! Espera, esse nick é muito familiar. Esse não é o criador de Super Pinkie World e seus enigmas?
Pois é amigos, pelo visto esse "jogo" não é o que parece.
O ARG de Twilight's Library Defence
Antes de começarmos, preciso informar que esta é a parte 2 de uma postagem que fiz alguns meses atrás. Então recomendo que a leia para entender o contexto do que está por vir: O Mistério de Super Pinkie World 2
Bom, sabemos que o CertaintyPrinciple, que chamarei de CP de agora em diante, gosta de colocar enigmas nos seus joguinhos de flash e esse estava dando todos os sinais para isso. Especialmente que na tela de Game Over é possível encontrar a equação x = 2*5 escrito no canto. O que isso significa? Absolutamente NADA! Mas confirma a teoria de que tem algo suspeito para ser descoberto.
O usuário SkieAqua94 foi o primeiro a descobrir o que fazer. Após vários testes aleatórios, ele achou a luz do fim do túnel ao digitar 3 na tela de Game Over.
Um código binário escrito em vermelho junto com a caixa de senha perguntando Who Am I? (Quem eu sou?). Convertendo este código em letras, conseguimos o seguinte texto:
Homem me amam mais que vida e me temem mais que a morte.
Homens mortos me têm, Ricos reclamam de mim e Corruptos me desejam.
Esse texto junto à pergunta mostra que estamos diante de uma charada. A resposta dela é Nothing (Nada), e escrevendo isso no campo de senha chegamos numa tela diferente.
Uma tela em branco, com um octógono preto no meio. Dentro dele possui um -B escrito em vermelho e uma url oculta, que pode ser facilmente encontrada arrastando o mouse.
Visitando essa url conseguimos efetuar o download desta imagem:
Mas agora tem nada faltando . . . |
Tentaram fazer alguns experimentos na imagem, mas não conseguiram achar nada de relevante. Poderia ter sido o fim, mas o usuário CannonFire decidiu que iria abrir a imagem usando o bloco de notas. Geralmente, ao fazer isso, o bloco revela um monte de caracteres aleatórios, afinal não eram pra serem lidos como um formato de texto.
Mas ele fez descobertas incríveis. Uma mensagem escrito HELPMEHELPEMEHELP e mais uma charada:
I will only exist as long as you do not understand me.
Eu só existirei enquanto você não me entender.
Mais um enigma para nós, mas CannonFire também foi sagaz em descobrir sua solução: a question (uma pergunta). Digitando isso naquela caixa de senha da tela de Game Over conseguimos uma nova tela.
Você poderia ter pedido com jeitinho |
Nesta tela, um som agudo toca, seguido de uma voz computadorizada recitando a sequência de números 14 - 9 - 7 - 8 - 20 - 13 - 1 - 18 - 5 - 19, e volta ao som agudo.
Mais uma pista! Tratando esses números como se fossem letras no alfabetos, conseguiram a palavra Nightmares (Pesadelos). Hora de colocar na caixa de senha, rápido! Mas não obtiveram sucesso. Isso não era uma senha válida pro jogo da Twilight.
Visitando Pinkie Jump
Para quem se lembra do ARG anterior, CP gosta de misturar seus jogos para desafiar a atenção dos investigadores. E com esse não foi diferente.
No dia seguinte após encontrarem a tela azul, o jogo Pinkie Jump recebeu uma atualização. Tinha escrito -B na descrição do jogo, além de ter um + comentado pelo próprio CP.
Isso fez os investigadores usarem a senha Nightmares.
Sem muitas cerimônias, recebemos uma tela vermelha com uma url para o download de mais um arquivo de áudio. Se tratava de uma versão invertida e mais lenta da música Scary Monster and Nice Sprites do artista Skrillex.
Tirando a música distorcida, o áudio não mostrava nada demais. Então tentaram abrir como um bloco de notas, semelhante ao que fizeram com a imagem do nothing left.
Acabaram descobrindo duas mensagens escondidas: You don’t need to hide my friend for I am just like you (Você não precisa esconder meu amigo de alguém como você) e My name is (Meu nome é).
Os investigadores ficaram bem empacados, a ponto de pedir dicas pro próprio CP através da sessão de comentários. Isso foi em vão, já que ele confirmou que já tinham todas as pistas, e agora é hora deles baterem cabeça.
Foi a hora de revisar tudo que tinham, do octógono do começo ao áudio atual.
E foi quando veio um raio de luz.
No final do áudio em formato de texto, notaram que haviam um espaçamento no finalzinho do arquivo que parecia estar meio fora do lugar. Originalmente pensaram que só se tratava de mais caracteres aleatórios, mas ao reservarem esse trecho meio deslocado, acabaram descobrindo que se tratava da palavra EXIT escrito de forma hexadecimal.
Isso é mais uma senha, certo? Errado!
A solução era um pouco mais simples.
CannonFire comentou no Pinkie Jump, My Name is Exit e foi respondido:
That’s my name. But thank you for reminding me, we will be in touch.
Esse é meu nome. Mas obrigado por me lembrar, manteremos contato.
De volta ao Super Pinkie World 2
Algumas horas após a resposta do Exit, o jogo Super Pinkie World 2 foi atualizado! E dessa vez podemos ir direto pras pistas novas já que CP comentou Carbon.
Inserindo a senha nova, chegamos nessa tela azul. Nela uma voz, que segundo os investigadores parece de alguém chorando por ajuda, diz a seguinte sequência de números: 63 - 118 - 15 - 1 - 8 - 37 - 53 - 13.
Uma sequência numérica? Então podemos usar alguma base decimal! Na verdade, não. Tentaram de binário a hexadecimal, mas a sequência não parecia fazer o menor sentido. Até que Templar sugeriu que pode estar se referindo aos elementos da Tabela Periódica.
Bom, usando as siglas dos números em suas respectivas ordens temos Eu - Uuo - P - H - O - Rb - I - Al. E pegando a primeira letra de cada elemento temos a palavra EUPHORIA. Por sinal, lembram que tinha um arquivo com esse mesmo nome no ARG passado?
Voltando ao ARG, hora de usar a nova senha e conseguimos . . . nada?
Pois é. A senha não pegava em nenhum dos três jogos.
Antes de desistirem e perguntar mais dicas ao CP, decidiram voltar à tela azul e mexer um pouco nela e quem diria. Bastava ampliar um pouco a tela para revelar pistas escondidas.
Um corredor de saída avermelhando implorando pela senha nova. |
Mais um arquivo misterioso em nossas mãos. E bota misterioso nisso, pois ele veio sem associação ou extensão. Não tinha como saber seu formato. Abrindo como um bloco de notas, no final tinha a mensagem Photoshop.
Ok, enigma fácil até demais. Abrindo o arquivo no Photoshop temos a revelação.
Eu sempre cumpro minhas promessas ~ Dog A senha é: 2664 Me contate qualquer hora |
Uma imagem da prefeitura de Ponyville com um texto sinistro em vermelho. Sem nenhuma surpresa, contataram esse tal de Dog imediatamente através dos comentários.
Além da resposta do CP, um novo jornal (que é como se fosse uma postagem de blog) foi aberto. Nele continha apenas o título Please tell me (Por favor, me conte) e a possibilidade de deixar comentários.
Hora de reavaliar o que temos. O Dog nos desafiando a encontrá-lo e mais um pedido de senha. Eles não custaram muito pra descobrir dessa vez.
Pegando a primeira letra de cada frase desse poema esquisito temos Pass G. E respondendo isso no jornal, o jogo Super Pinkie World 2 recebeu uma nova atualização!
A descrição dele mudou para Tell me what you have seen. (Me conte o que você viu), além de mais um comentário do CP dizendo:
Round 3
Colocando Good luck! no campo de senha, nada acontece. Nenhuma tela nova, nenhum easter egg diferente. Nem mesmo durante a gameplay.
Mas descobriram que, se ativar a senha e limpar o campo logo em seguida, os nomes das fases mudavam. Olhem na parte superior direita da imagem.
Dos níveis 1 a 8, os nomes das fases foram trocados para Tango, Uniform, Romeo, November, Bravo, Alpha, Charlie e Kilo. Os níveis 9 e 10 se tornaram apenas EXIT.
Essas palavras não pareciam fazer sentido nenhum juntas, então decidiram só pegar as primeiras letras de cada uma, formando assim a palavra TURNBACK.
Comentando isso gerou nenhum resultado. Mas como o EXIT foi repetido, pensaram em fazer o mesmo: TURNBACK EXIT EXIT. Essa era a senha correta.
CP respondeu com uma nova url contendo o arquivo _00000000x07_99_00.swf.
Abrindo esse arquivo, gerava uma tela em branco. Quando isso acontece, é porque o arquivo está corrompido. Foi então que perceberam que o nome do arquivo era uma dica.
Abrindo o swf num Editor Hex, indo para o 7º byte e alterando o valor de 99 para 00, o arquivo abria normalmente. Ele se perdeu com o tempo e não temos prints de como ele era, mas se tratava de uma versão alterada do Twilight's Library Defence.
Nessa versão, você tomava Game Over de forma quase instantânea. Além disso, o campo de senha aparecia sem a necessidade de apertar 3, invés da pergunta WHO AM I?, tinha a palavra doG e o código em binário não estava mais presente,
Inserindo a senha TURNBACK, um texto com a mensagem You’re a clever one, aren’t you (Você é inteligente, não é?) aparecia, mas escrito de trás pra frente. Além de ter uma caixinha vermelha no canto superior direito.
Clicando nessa caixinha, uma tela vermelha aparecia reproduzindo sons de miados. Esse era o fim da linha e os investigadores ficaram muito tempo procurando algo nessa tela.
A investigação progrediu quando ignoraram a tela e focaram no áudio. Ao coloca ele num espectrograma, tava formando algo que não era possível de identificar, mas alguma coisa parecia estar escondida ali. Foi então que lembraram que o texto estava de trás de frente, e decidiram fazer a mesma coisa com esses miados.
O resultado é que ambas as faixas, quando colocadas num espectrograma juntas, formavam a imagem de um triângulo com um olho no meio.
Reportando isso para o CP, o jogo da Twilight atualizou mais uma vez! Ela ficou bem similar à versão alterada de antes, onde se morria na hora e já podia colocar a senha. Mas dessa vez o texto no campo era Password?.
Bom, TURNBACK ou alguma coisa anteriormente usada não funcionou. Na versão alterada, tinha a palavra doG, mas também não era válida. Até que lembraram que a peculiaridade era que tudo estava de trás pra frente, então a senha poderia ser God!
Uma tela azul, 1/1 e um monte de caracteres aleatórios! Na verdade não. O 1/1 entregou que se tratava de uma Cifra de César com chave 1 pra 1. Bastava trocar a letra pela sua antecessora. B seria A, A seria Z, Z seria Y e assim por diante.
Descriptografando a mensagem recebemos o texto:
THANK YOU, (OBRIGADO,)
I LIKE (EU GOSTO)
YOU (DE VOCÊS)
WE LOVE (NÓS AMAMOS)
YOU (VOCÊS)
SEE YOU (NOS VEMOS)
NEXT (NA PRÓXIMA)
TIME (VEZ)
YOU (VOCÊS)
MISS YOU (SENTIREI FALTA DE VOCÊS)
E sem cerimônias, o ARG é finalizado com essa despedida.
Conclusão da História?
Diferente do ARG anterior, esse foi muito pé no chão. O jogo e sua gameplay nem sequer foram um elemento importante da história e servia mais como um lugar onde o CP jogava seus enigmas. Não é a toa que ele mesmo aparecia através de comentários e postagens para criar o rumo que a investigação estava indo.
Isso não é necessariamente ruim, já que ficou nítido que o objetivo dessa aventura era de criar a jornada, o desafio, a sensação de correr atrás da resposta. Podemos ver isso conforme as pistas se tornavam mais complexas.
Contudo, considerando como tudo acabou do nada e ainda com um enigma bem simples, acho que é seguro dizer que o CP só cansou disso e quis terminar logo. Será que teremos mais histórias dele no futuro? Quem sabe.
Créditos à equipe de investigação que deixou esse documento registrando todo o desenrolar da investigação e ao CertaintyPrinciple por ser o autor desse ARG.
Eu não vou disponibilizar o download pois . . .
.ogoj mu é oãn ossI.
0 Comentários