De volta ao primeiro e segundo episódio, vamos relembrar de como a amizade foi nos apresentada pelo ponto de vista de alguém que não queria fazer amigos.

Em My Little Pony na primeira temporada, os episódios 1 e 2 nos é apresentado a protagonista Twilight Sparkle. Uma unicórnio estudiosa e de grande interesse em ser útil para a princesa Celestia, sempre fugindo de possíveis distrações para poder focar em suas pesquisas e interesses acadêmicos. Quando Twilight lê sobre os elementos da harmonia e toda lenda a cerca deles, fica obcecada, quer poder se aprofundar mais no assunto, ela envia uma carta para a princesa referente a aproximação do cumprimento da lenda. Porém, é enviada para Ponyville a mando da própria princesa Celestia como resposta, "há mais na vida de um pônei do que apenas estudar... faça amigos" era o que estava escrito na carta da princesa, sendo repetida diversas vezes pelo dragão Spike para Twilight durante todo o 1° episódio, frase essa que a pequena pônei apenas quer ignorar por não ser útil para ela naquele momento.

Twilight Sparkle conhece todas as suas futuras companheiras da pior forma possível, e o curioso é que através do ponto de vista dela, conseguimos entender o porquê de Twilight achar uma perda de tempo tentar socializar com "pôneis malucos", como ela mesma os chamou. Seu foco está na trama da história, em Nightmare Moon e a noite eterna, tanto que mesmo tendo uma festa dentro da própria casa (ou biblioteca), Twilight se isola em seu quarto, frustrada por não conseguir estudar.

Sua intuição estava de fato correta, a lenda se cumpre e acidentalmente ela reúne para ajudá-la a encontrar os elementos da harmonia, Applejack, Rainbow Dash, Fluttershy, Rarity e Pinkie Pie; as tais "pôneis malucas" que Twilight não queria que fossem suas amigas. Ela até tenta ir sozinha e demonstra teimosia em ceder ajuda, mas através de pequenos acontecimentos vai aprendendo algumas lições importantes sobre amizade como a sinceridade, bondade, bom humor, generosidade e lealdade.

É óbvio que Twilight tinha interesse em apenas encontrar os elementos da harmonia para combater a vilã em questão, a ajuda que tinha era completamente dispensável, ou melhor dizendo, era algo que ela precisava apenas naquele momento, mas não havia intenção de formar laços afetivos a longo prazo. Até ela enfrentar Nightmare Moon e fracassar por estar sozinha; quando Twilight ouve a voz de suas amigas a procurando sente aquilo que faltava, a centelha mágica da amizade, e juntas elas conseguem derrotar a vilã, trazendo os elementos da amizade formados pelas qualidades pessoais de cada pônei.

Ao final do 2° episódio, mesmo podendo retornar aos estudos em sua cidade natal, Canterlot, Twilight fica triste. E assim, recebe autorização da princesa Celestia para poder realizar seus estudos em Ponyville, tendo uma nova missão, estudar sobre a amizade, mas não só em livros e sim vivenciando a magia na prática com suas novas amigas.

Em resumo, a conclusão é a de que Twilight não seria capaz de derrotar Nightmare Moon sozinha, ela não saberia como apenas o poder da amizade seria capaz de quebrantar o coração de alguém se não tivesse passado pela floresta em companhia. Apesar de ter uma boa inteligência, a convivência com pessoas (ou pôneis, rs) diferentes é importante para nosso crescimento pessoal e aprendizado sobre valores morais, coisas essas que só a amizade é capaz de nos proporcionar.


Beijos de luz!


2 Comentários

  1. Tanto ela quis encontar os elementos da harmonia que acabou nunca conseguindo se livrar deles... As amigas

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15/3/24

    Época que o desenho ainda era perfeito... Depois de anos nos percebemos que a Celestia libertou a Luna de propósito confiando 100 por cento na Twilight kkkkk o Mestre dos magos e fichinha perto da Celestia

    ResponderExcluir