Scootaloo possui uma característica bem marcante. Ela é uma pegasus que não consegue voar. Apesar de sua deficiência, Scootaloo tem um gosto por esportes radicais, que junto com sua famosa scooter, consegue grandes velocidades com a ajuda da propulsão criada pelas suas asas.

Por conta disso, muitos fãs tentaram entender o motivo dela não conseguir voar. Com isso em mente, fiz uma bela pesquisa sobre o assunto e vamos analisar algumas teorias que podem explicar o motivo da Scootaloo ser uma "pegasus terrestre".


1. Asas Pequenas

Scootaloo apareceu pela primeira vez na série como uma personagem relevante no episódio 12 da 1ª temporada. A partir deste episódio, vamos conhecendo a personagem e no decorrer dos episódios fica fácil relacionar a sua incapacidade de voar com o tamanho das suas asas. Os pegasus têm asas grandes, além de situações onde eles usam suas asas como "braços".

Era uma teoria sólida até episódio 22 da 2ª temporada, onde nós conhecermos Bulk Biceps, um pegasus que também possui asas pequenas. Neste episódio os pegasus de Ponyville precisam levar água para Cloudsdale através de um tornado, e para formá-lo, era necessário 800 de potência das asas. No episódio, todos treinaram para atingir a média de 10 de potência e, até onde sabemos, apenas Fluttershy não alcançou essa marca, ou seja, ele conseguiu pelo menos voar na média junto com os outros pegasus.

Para quem não se lembra, outro lugar que mostra que ele voa bem é no episódio 24 da 4ª temporada, onde o mesmo era um dos integrantes do time de Voo em Revezamento de Ponyville, se provando eficiente na prova.

Agora que aprendemos que tamanho não é documento, também podemos concluir que o tamanho das asas de Scootaloo não devem ser o motivo dela não conseguir voar.


2. Atrofia Muscular

Esse é o termo médico usado quando qualquer músculo de um paciente encolhe e/ou para de crescer. As causas para essa condição podem ser desuso (quando o músculo não é estimulado o suficiente), traumas (acidentes graves, por exemplo) ou congênito (ao nascer). No caso da Scootaloo, ela provavelmente foi crescendo normalmente, mas suas asas congelaram no tempo e não se desenvolveram junto com ela. Vamos usar como exemplo, o Pound Cake. Como é visto na série, e dito pela Rainbow Dash: "Quando o Pound Cake tiver asas, ele vai sair voando por todo o lado". A cena mais surpreendente do voo de Pound Cake é vista no episódio 13 da 2ª temporada, onde ele consegue carregar Pinkie no ar.

Scootaloo afirma nunca ter conseguido voar, o que pode ser considerado incomum no crescimento de qualquer pegasus. Apesar de não sabermos nada desse fase da infância de Scootaloo, podemos especular que seus pais ou suas tias já a levaram a alguns pediatras para entender o porquê se suas asas não estarem se desenvolvendo. Um argumento que podemos usar para sustentar essa hipótese é a cena onde ela grita com a Rainbow Dash no episódio 20 da 8ª temporada.

"Eu nunca vou ser a melhor das melhores, nem uma Wonder Bolt!
Porque eu não posso voar!"


A tristeza no olhar somado à seriedade que é transmitida na mensagem demonstra que ela tem convicção ao falar essa frase, nos permitindo especular que ela já recebeu a péssima notícia dos pediatras.

Mas, essa teoria tem uma falha. Quando um músculo é atrofiado, basta estimulá-lo que ele volta a funcionar, e falta de estímulo é o que não falta na Scootaloo. É bem comum cenas aonde ela bate as asas: quando está animada, leva um susto, andando de scooter, ou no episódio 4 da 5ª temporada, onde ela treina desesperadamente seu voo.

Ou seja, com toda essa fisioterapia, os músculos de suas asas já deveriam ter sido reativados e deveriam começar a crescer naturalmente, mas como vimos no último episódio da série, as suas asas continuam pequenas. Apesar de não mostrar se ela aprendeu ou não a voar, se realmente tivesse conseguido, não faria sentido esconder isso dos fãs, então podemos concluir que Scootaloo continua incapaz de voar.

 

3. Magia

A magia é algo presente em todos os pôneis, não somente nos Unicórnios. As cuties marks são as melhor forma de provar esse ponto. No 2º da 5ª temporada, podemos ver Party Flavor formando uma ponte usando apenas balões de festa sem ter nenhum perto dele, e como seu chifre não estava brilhando, ele não usou magia para gerar os balões.

Uma prova da existência de magia nos pegasus é pelo fato de somente eles conseguirem andar naturalmente nas nuvens. Tanto que, para outras criaturas conseguirem andar pelas nuvens, é necessário algum encanto externo, como no episódio 16 da 1ª temporada onde Twilight lança um encanto nas suas amigas para verem a Rainbow Dash no Torneio do Melhor Jovem Voador ou no episódio 25 da 8ª  temporada aonde Starlight lança o mesmo para seus alunos conseguirem observar Cloudsdale. Detalhe que, nesse mesmo episódio, Gallus fica extremamente surpreso ao estar sobre as nuvens, ressaltando mais uma vez que somente pegasus possuem essa habilidade.

Mas a maior prova que a magia interfere nos voos dos pegasus é no episódio 26 da 4ª temporada. Após o Lorde Tirek absorver a magia de Twilight, as Mane Six e o Discórdia correm até a Árvore da Harmonia. Levando em conta que todos eles estão com muita pressa no momento, o mais sensato seria voar até a árvore para economizar tempo; mas se a própria Rainbow Dash preferiu andar, é mais provável que ela esteja incapaz de voar.

Além disso, magia conseguiria explicar como o Bulk Biceps consegue voar, já que se você tentar levar em conta os nossos conceitos de física, nunca que aquelas asas minúsculas conseguiriam erguer o corpo dele; e a falta de magia também explica porque mesmo se esforçando muito, Scootaloo nunca voava por conta própria.

Com tudo que nos foi apresentado, podemos concluir que a Scootaloo possuir uma deficiência mágica que invalida o efeito de suas asas deve ser a explicação mais plausível para a sua incapacidade de voar.


Encerramento

Eu me diverti bastante fazendo a pesquisa para escrever essa teoria. Você concorda ou discorda comigo? Os comentários estão disponíveis para você dar a sua opinião ou teorize também, quem sabe você descubra algo que eu não reparei. Mas lembrem-se, tudo que eu disse aqui não deve ser levado como verdade, apesar de toda a pesquisa para fortalecer meus argumentos, no final do dia, ainda é só uma teoria.

4 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como eu disse lá, a cura da Atrofia é Fisioterapia, o que a Scootaloo faz com bastante frequência.

      E no caso dela, a Atrofia não é sintoma.
      Em deficiências físicos como cadeirantes, as pernas se atrofiam por desuso e eles não conseguirem mexer só agrava o caso.

      E ela consegue mexer as asas muito bem. Inclusive, no episódio 7 da 7ª temporada, conseguimos ver ela "nadando" nas nuvens (argumento esse que eu poderia ter colocado no blog lol), então as asas são bem funcionais.

      Excluir
  2. No caso do Bulk, as asas dele devem ser pequenas pelo excesso de hormônios (bomba) que visualmente ele provavelmente usa. Ter alguma coisa no corpo que diminua ou não cresça com excesso de hormônios pode acontecer.

    No caso da Scootaloo, eu realmente acho que seria algo físico, mas não sei dizer exatamente o quê. Na minha opinião, se fosse por falta de magia algum unicórnio já teria dado um jeito de resolver isso.

    Talvez seja uma representação sem motivos biológicos realistas, mas acho super legal que os criadores tenham se dedicado a fazer uma das personagens protagonistas com deficiência. Como são pôneis de um mundo fictício, talvez teria uma explicação na ciência deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos considerar essa deficiência de magia como a deficiência de hormônios que existe na vida real. Apesar da magia de fato poder ser uma solução temporária, não consertaria pra sempre. E é fofo ver a jornada dela se aceitando.

      Excluir