Hey, tudo bem pessoas? Primeiramente perdão pela ausência no blog, não irá se repetir novamente, hoje vamos falar sobre alguns assuntos que muitas pessoas tem duvidas. 

 inspiração, plágio, traçar  e bases 

 O que é realmente uma criação “pura” e o que é uma criação “inspirada” em algum tipo de referência? Essa é uma pergunta difícil, talvez impossível de se responder. Mas vamos lá.

1. Inspiração: Não sabe ao certo o que é a "inspiração", mas pode-se dizer que a inspiração artística é algo que "surge" dentro do ser humano que o motiva mais a desenhar ou pintar, que essa sensação pode dar prazer ou orgulho. Há quem diga "não tem como criar nada a partir de nada," idéia de que a mente criativa não é capaz de criar coisas novas a partir somente de sua imaginação. A verdade é que mesmo aquilo que nós criamos somente a partir de nossa imaginação, mesmo uma criação que seja inédita é também revestida de algum tipo de inspiração. Seja, um filme, serie, ou música que sempre nos inspiram em algo para começar um novo trabalho ou até mesmo de artistas, cada um de nós temos uma maneira de inspiração CONTANTO QUE vc crie seu estilo com base em outros além do mais que você precisa ter autorização do artista para isso, e nunca deixe de dar créditos a quem você se inspirou. E não façam obras só com inspirações, se não você nunca irá ter uma obra própria para se dizer “minha”. Exemplo:



🚫Desenho pertence a : https://www.deviantart.com/taynasimbahuman 🚫
(OBS: tive autorização de sua artista para usa-lo no blog)
Esse desenho te lembra algo?Bom...

Imagem relacionada

O que ela fez é a mesma coisa de um cosplay, além de se motivar a fazer algo novo com um trecho do filme, MAS para tudo se tem um limite não é?Até que ponto um desenho (ou qualquer criação artística) é influenciado por aquilo que visualmente nós captamos no dia a dia? a partir de que momento ela deixa de ser inspiração para se tornar um plágio, uma cópia literal?

2. Plágio: (diz-se também plagiarismo ou plagiato) é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem a permissão do autor. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria. O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Código Penal Brasileiro, e na lei 9610. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral. Você não vai responder por um desenho ou obra que tenha copiado, MAS a partir do momento que isso começa a te trazer lucros é considerado um crime mesmo dando dinheiro ou não ainda é errado, isso não é novidade para ninguém.

3.Traçar: O ato de traçar significa pegar um desenho, passar a lineart por cima, e pintar, traçar também é considerado plágio (sim eu entendo que muitos artistas iniciantes já traçaram para ajudar, eu já fiz isso quando estava aprendendo a desenhar), mas não se acostume a desenhar assim, pois talvez nesse meio que você entre não consiga sair fácil. isso pode te ajudar com anatomia sim!, mas, para melhorar realmente, você precisa fazer algo sozinho! E quando cometer esse erro creditem o artista original.

4. Bases: Não a nenhum problema em usar base isso ajuda muito com quem não sabe desenhar muito, ou não tem ideia de anatomia, e pode ser usada para treinar, como material de referência, (além das anatomias que você pode encontrar) uma pergunta que muitos fazem é se usar base é considerado plagio. NÃO, se você der os devidos créditos ao artista que fez aquela base para ajudar os outros, a mesma coisa que eu disse no caso de inspiração não façam obras só com bases, se não você nunca irá ter uma obra própria para se dizer “minha”. Para uma pessoa que usa muita base é bom prestar atenção nos seguintes fatos:


Base belongs to : significa base pertence á :  Caso o artista seja americano, em outros casos peça ajuda ao nosso parceiro Google tradutor XD.

2: Esteja ciente de onde você pegou a base não utilize o Google imagens, ou o Pinterest onde muitas vezes artes são postadas sem crédito algum recomendo o site Deviantart além de artes você encontra tutoriais de pintura, bases, anatomias e muito que, pode te ajudar a  aprimorar sua parte artística. Se você quer realmente melhorar nos seus desenhos se esforce, treine ninguém nasce sabendo desenhar, e não tenha vergonha de pedir ajuda.


Foi isso por hoje ate uma próxima vez, bye ponys :3

BROHOOF! 





2 Comentários

  1. Oi shyni! Tudo bem?

    Estava sentindo falta de novos posts aqui no blog :/

    E parabéns pelo trabalho, explicando cada uma dessas coisas(base, plagio, traçar e inspiração)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, vou ter mais frequência nos blogs e obg ^^ é bom explicarmos para quem tem duvidas e não acabarem tendo dor de cabeça mais pra frente (falo por experiencia própria )

      Excluir