Olá para todos! Antes de começarmos, vamos dar um pouco de contexto. Eu sei que estamos em Dezembro, é época onde todos estão pensando nas Festas de Final de Ano.

Todavia, se notarem uma coisa, hoje é Sexta-Feira 13, o Dia do Azar!
Então vamos manter a tradição de falar de um joguinho de terror.

E nada mais tradicional que falar do jogo de terror MAIS famoso da fandom de My Little Pony. Então acomodem-se e venham comigo para uma jornada incrível.

Se você não conhece esse jogo vou ter que dar uma pequena aula de história da internet.
Você vai gostar e deve dar nostalgia pra rapaziada mais velha.

Por sinal, se você possui menos de 12 anos, peço por gentileza que não leia essa postagem até o final. Mesmo que as histórias de terror sejam bobinhas, ainda possuem temas relativamente pesados, como violência e sangue.

Por volta de 2010/11, o que era moda na internet eram Creepypastas. Histórias de terror, geralmente curtas, que eram espalhadas a rodo. Então era comum ter fóruns discutindo sobre, canais do youtube inteiros dedicados à isso e uma cultura imensa nasceu.

Tanto que se hoje em dia você gosta de ARGs, agradeça às Creepypastas!

No meio dos gêneros, um que era muito comum era pegar algo da infância e distorcer para ficar macabro. Esse subgênero ficou conhecido como Episódios Perdidos, pois sempre se tratava de algum episódio banido de algum desenho aleatório.

O exemplo mais famoso disso deve ser o Red Mist de Bob Esponja, mas se você jogar no Google "Episódio Perdido <sua série favorita>", há 90% de chance de você achar alguma creepypasta totalmente aleatória no processo.

Se desenhos entraram na moda, porque não jogos? Além da tensão de ler uma história assustadora, jogar deve ser ainda mais medonho.

Com isso nasceu Sonic.exe, uma história onde um garoto acha um fita amaldiçoada do clássico Sonic 1 de Mega Drive e o isso o traumatizou.

Essa história ficou tão conhecida que diversos fangames recriando a creepypasta e até estendendo a história foram criados. Esse jogos serviram não só para disseminar ainda mais, como criaram um subgênero inteiro de contos de terror baseado em jogos.

Essa subgênero é carinhosamente apelidado de .exe, mas não ache que isso é algo ruim. Existem diversas histórias boas desse gênero. De cabeça aqui, segue a lista:

Ben Drowned / I Hate You / Godzilla NES / Síndrome de Lavender Town

Tá bom, Kiruki, você falou bastante coisa! O quê a Luna tem a ver com isso?

Bom, é óbvio que existiram diversas creepypastas de MLP, incluindo outras coisas bem mais assustadores, mas o que fez Luna Game se destacar foi como ele foi espalhado.

Em 3 de Abril de 2011, Luna Game foi postado no Equestria Daily, o maior blog brony da época, inclusive, deve ser o maior até hoje! Era só uma recomendação de um jogo feito pela comunidade, mas não demorou muito para as reclamações vierem.

O jogo enganou muita gente e fez várias vítimas. A postagem original foi apagada, as regras do site foram mudadas para evitar acidentes como esse no futuro. Inclusive, diversas varreduras foram feitas no jogo para garantir que não tinha vírus.
Era 100% seguro, só uma piada de 1 de Abril que veio atrasada.

Por conta disso, o jogo troll acabou se espalhando na internet, com diversos posts memes espalhado aos quatro cantos, fomentando como mais uma cultura pra fandom.

Não é à toa que isso motivou a criação de mais título e o que era só uma simples piadinha, se tornou uma série de jogos que vamos aprender sua história.

Para os interessados, estarei disponibilizando o download de cada jogo citado na postagem. Basta clicar na imagem que sucede o título. Lembrando que eles são exclusivos de computador e recomendo que deixe todos na mesma pasta.

Gênero: Terror, Plataforma.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Contém: Jumpscare, Angústia, Sangue, Violência.

Luna Game

Luna Game possui uma mecânica extremamente simples. Use as setas do teclado para se mover, mas ignore o fato de que o pulo é meio bugado.

O jogo possui uma musiquinha até que bem animada, só que ela é baixinha, então os jogadores são inclinados à aumentar o volume do computador pra ouvir melhor.

Aqui que entra o pulo do gato. Após alguns minutos de jogatina, um barulho alto começa a tocar seguido de uma imagem distorcida da Applebloom ou Pinkie Pie dependendo de quão longe você conseguiu prosseguir na sessão de plataforma.


Creepy Bloom


Zalgo Pie

O jogo não pode ser fechado com Esc, nem mesmo com o comando Alt + F4.
A única forma de encerrá-lo é através do Gerenciador de Tarefas.

Após algum tempo, o jogo se encerra, criando vários arquivos de imagens e texto com a seguinte mensagem: "The End is Neigh".

Pra quem não entende inglês, "neigh" significa "relinchar", que é o som dos cavalos.
Todavia, isso também serve de trocadilho com "nigh" que é "próximo".
Ou seja, "O Fim está Próximo" ou "Relichando"! BUUHHH
Curiosidade: Esse trocadilho foi acidental, era só um erro de digitação, mas acabou caindo como uma luva pra temática "sombria" do jogo.

A inspiração pra esse jogo surgiu de um vídeo excluído do canal KizuxTheo. Se tratava de um vídeo com thumbnail fofinha de MLP, mas quando clicava, uma música distorcida tocava e aparecia as imagens distorcidas presentes no jogo.

De um vídeo troll, nasce um jogo troll. A escolha da Luna pra personagem foi apenas uma escolha aleatória, já que o criador estava procurando qualquer sprite 2D pra usar e ela acabou sendo a primeira que foi encontrada.

Começou sendo compartilhado como uma pegadinha entre amigos, mas quando o jogo conseguiu alcançar o Equestria Daily, aquilo foi uma sensação mágica.

Temos que lembrar que isso aconteceu em 2011, a internet era um lugar menos difundido como hoje em dia. Sem falar que nem mesmo os administradores do Equestria Daily se tocaram da possibilidade de um jogo assim passar pelo site.

Contudo, esse fuzuê que foi gerado pelas reações das pessoas somada à Época de Ouro das Creepypastas e Jogos .exe formaram o solo perfeito para a criação de uma série.

Luna 2

O nome não está errado?
Na verdade não. Originalmente, o jogo se chamava Luna 2.
Mas por se tratar de uma sequência, ficou mais conhecido como Luna Game 2.

Lançado em 30 de Maio de 2011, quase dois meses depois, Luna Game 2 se propõe em ser uma versão mais refinada de seu antecessor. Os controles continuam os mesmos, com a adição de segurar o botão Shift para correr. Além disso, outras evoluções foram o novo sprite da Luna e uma leve melhora ao andar.

Caminhando um pouco, Zalgo Pie volta pra nos dar um jumpscare.

Após tomar esse susto, o cenário fica avermelhado e a música distorcida.
Luna fica mais pesada, não podendo mais correr e com o pulo mais baixo.

Você continua assim por mais um tempo até chegar num abismo.

É impossível passar dele, então sua única opção é se jogar. Quanto mais você cai, mais escura fica a tela, até chegar num ponto onde só é possível ver a Luna em meio à escuridão.

No final de tudo, uma tela de "Game Over" finaliza o jogo.

Ou . . . quase isso. Não tem muito do que comentar do segundo jogo já que ele foi feito apenas para seguir o hype do primeiro. Bom, ao menos ele serviu para padronizar os gráficos, movimentação e até o nome da série!

Luna Game 3

Se desconsiderarmos o primeiro jogo, esse deve ser o mais simples da série. Você chega num cenário praticamente vazio, com instruções para correr e uma floresta imensa pra explorar.

Lançado em 11 de Junho de 2011, praticamente duas semanas do título antecessor, você possui a total liberdade de ir para esquerda ou para direita. Não importa muito qual direção escolha, em ambas a tela vai ficar cada vez mais escura e a música mais distorcida. Até chegar num ponto que a música vira só estática e a floresta vira um breu.

Quando chegamos nesse estado, uma voz distorcida diz alguma coisa que mal dá pra ouvir e o jogo vira um corredor onde tem um abismo no final, tanto na direita quanto na esquerda.

Até dá pra pular por cima do buraco, mas ao fazer isso, o jogo entra em looping. Então é melhor aceitar seu destino e fazer igual no jogo anterior, se jogar nele.

Uma voz começa a falar cada vez mais rápido com você, uma imagem aleatória da Creepy Bloom ou Zalgo Pie aparece e vemos o que aconteceu com a Luna após a queda.

Antes era só uma imagem dela caindo, mas agora temos o corpo da Luna todo esparramado no chão. É relativamente gráfico, então nem vou mostrar aqui.

Mas pra finalizar, o jogo te dá um último jumpscare antes de fechar sozinho.

De fato, uma experiência bem curta, mas que serve para reforçar a mudança de tom que a série tá tomando. Começamos com um joguinho troll feito para assustar pra um tipo de Purgatório onde a Luna está condenada a morrer eternamente caindo de um buraco.

Onde que isso tudo vai levar? Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Luna Game 4

Lançado em 9 de Julho de 2011, praticamente um mês após o terceiro jogo, Luna Game 4 já chegou com os dois pés na porta! Você começa numa colina ultra simples e um mega abismo logo ao lado. Maneiro, pulo no buraco e fim de jogo! YAY!!!

Na verdade não. Após pular, a tela se escurece e um monólogo é iniciado. Alguém manda a seguinte mensagem:

You've met with a terrible fate, Você se deparou com um destino terrível,
Haven't you? não foi?
It didn't have to turn out like this... Não precisava acabar assim...
You didn't have to die... Você não precisava morrer...
BUT NOW YOU'RE IN MY WORLD MAS AGORA VOCÊ ESTÁ NO MEU MUNDO

Você agora está num mundo avermelhado com música sinistra. Mas você não tempo pra pensar isso, afinal a escuridão está se aproximando.


Se essa escuridão te pegar, quatro jumpscares da Zalgo Pie aparecem pra te assustar e o jogo se encerra. Bom, basta tentar mais uma v-- NÃO!!

Dessa vez, a experiência é única. Ao abrir o jogo após ter sua jogatina finalizada, tudo que lhe resta é a seguinte mensagem:

Seu destino já foi selado.

Profundo, mas isso não ajuda. Não tem como tentar novamente?
Bom, existe o arquivo que reseta o save automaticamente.

Mas caso ele não funcione, procure no seu computador um arquivo chamado I.cma!
Ao excluí-lo, o jogo deve abrir normalmente como se fosse a primeira vez.

Bom, agora que você sabe o que fazer, CORRA PELA SUA VIDA!

Ao chegar no mundo avermelhado, não solte o botão de correr (Shift) por nada. Cuidado com os pulos, errar as plataformas mais estreitas é garantia de ser pego. Se pular direitinho, vai poder desacelerar de vez em quando para pousar no lugar certo.

No final de tudo, tu vai cair num buraco. Continue segurando Shift e segurando pra frente, é possível chegar no final mesmo caindo. Se apareceu uma mensagem escrita numa forma glitch, parabéns! Você passou da escuridão.

Você vai aparecer numa área meio esquisita. O fundo é preto, mas possui umas estruturas meio cinzas espalhadas. Você está perante num desafio de plataforma, tem que fazer um caminho em zigue-zague para chegar ao final disso.

Vá a direita. Quando chegar no final, pule a tente voltar por cima pela esquerda. Quanto mais alto estiver na sala, mais escuro fica, por isso é meio difícil se localizar. Bom, se fizer certo, uma Pinkamena vai piscar rápido na tela.

Sim, é bem ruim de enxergar mesmo.

Indo para direita novamente, a parede que estava lá antes sumiu, te permitindo continuar. Mas não baixe a guarda, assim que cruzar, a escuridão volta pra te perseguir. E ela está bem mais rápida, praticamente fica no seu nariz o tempo todo.

No final do corredor, tem uma Pinkamena te esperando. Eu recomendo que tente alcançar ela. Apesar de que ao ser pego pela escuridão ou fugir com sucesso, o final pareça o mesmo. Uma imagem da Pinkie, com uma batida de coração ao fundo, e o jogo é encerrado automaticamente.

Mas tem um detalhe que muda tudo. Ao terminar o jogo, um arquivo chamado dd_clnawin é criado. Ele sabe se tu foi pego pela escuridão ou não. Então, se pretende jogar todos os Luna Game, é melhor que tenha alcançado a Pinkamena no final.

Inclusive, se você for medroso e decidiu fechar o jogo antes da hora com medo de levar susto, o arquivo nem é criado. Então melhor deixar de ser frangote e jogar direito.

Se distanciando um pouco do jogo em si, vamos refletir o que vimos nisso tudo. A história está criando um certo norte aqui. No primeiro monólogo deu pra ver que alguém sentiu pena da Luna estar se jogando de abismos toda hora. E na segunda parte do jogo, vimos como a Pinkamena tem algum envolvimento nisso.

Estamos tendo uma espécie de continuidade nessa série. Vamos ver como o próximo título dará essas respostas (ou criará novas perguntas).

Fim...? Por enquanto.

Acabou que me surpreendi com a quantidade de conteúdo que Luna Game tinha a oferecer. Então, percebi que se continuasse a postagem, a leitura ficaria muito maçante por conta do excesso de conteúdo.

Portanto, estarei dividindo essa postagem em duas partes. Na próxima Sexta-Feira 13 veremos o desfecho da série e mais curiosidade extras que estou guardando pro final dessa história. Vai demorar um pouco, mas a espera valerá a pena!

Bibliografia

Vídeo que me inspirou a fazer essa postagem

Imagens de Luna Game 1

Imagens de Luna Game 2, 3 e 4

Gameplay do Luna Game 4 que tirei print

2 Comentários

  1. Anônimo13/12/24

    vocês sabem onde posso assistir as curtas de MLP? msm q n seja legendado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos algumas curtas, basta procura na direita do blog. Se tiver no celular, ela fica abaixo das postagens/comentários. Caso não encontre o que procura, recomendo ir atrás do canal Leputida725HD.

      Excluir