No terceiro episódio de My Little Pony, em sua primeira temporada, Twilight Sparkle é presenteada com dois convites para o Grande Baile Galopante. Na cena ela está acompanhada de AppleJack, ambas se animam até Rainbow Dash aparecer e demonstrar  interesse também. O que era algo divertido para a pequena pônei, se torna um dilema.

Twilight chega a conclusão de quem tiver motivos mais convincentes irá ser sua acompanhante, pois torna a decisão mais justa. Ela por sua vez, se retira e acaba encontrando acidentalmente Pinkie Pie, Rarity e Fluttershy que também entram na disputa pelo convite extra. Apesar de diferentes, todas possuem um sonho a realizar, o que torna cada vez mais difícil selecionar uma entre as cinco amigas. O que faz Twilight conseguir fugir um pouco de sua escolha é o fato de estar com fome. Parar para almoçar seria um bom jeito de colocar as ideias no lugar, coisa ela não conseguiu fazer em nenhum momento do episódio, principalmente ao ser ver cercada de pôneis sendo gentis e tentando lhe fazer favores, a deixando mais confusa ao se ver em posição de magoar alguém.

Em uma conversa entre Twilight e Spike, a pequena unicórnio confessa que mesmo se ela desistisse do seu próprio convite, três de suas cinco amigas ainda ficariam tristes. O que demonstra um certo altruísmo de sua parte por pensar em desistir de ir para tentar facilitar sua escolha, ainda assim, mesmo com um convite a mais não seria suficiente.

Pressionada, Twilght confessa que não consegue classificar um grau de importância entre os motivos de suas amigas, fazer acepção entre elas não é algo de que a pequena pônei seria capaz, e então, ela acaba devolvendo os convites para a princesa Celestia. "Todas nós ou nenhuma", seria o bordão escolhido por Twilight ao escrever sua carta garantindo que estava segura de sua decisão.

No final do episódio, as cinco pôneis recebem convites da princesa como resposta, em uma animação infantil o encerramento é perfeitamente agradável. No entanto, se isso não tivesse acontecido e apenas tivesse acabado com a desistência de Twilight, teríamos visto uma grande demonstração de empatia e generosidade vinda por parte dela. Pois vendo a necessidade de suas amigas cedeu o seu próprio privilégio, ela se viu como igual e não superior por ter o "poder" de escolha. Afinal, todos temos bons motivos para se dizer merecedor de coisas boas, mas a amizade nos ensina que compartilhar, mesmo que seja em ceder algo, traz mais felicidade do que reter algo apenas para si.


Beijos de luz!

3 Comentários

  1. Anônimo10/4/24

    estou gostando bastante dessas analises, sentia falta desse site não sei pq mas achei que o site tinha caído a um tempo atras kkkkk, fico feliz que não foi o caso e agora posso aproveitar dessa franquia maravilhosa

    ResponderExcluir