Olá para todos! Esse post vai ser para botar todos os pingos nos is e explicar de uma vez por todas os meus planos para os blog.

Mas antes de começarmos, preciso falar uma coisa sobre o Discord que eu acabei esquecendo de citar no meu último post.

Sobre o Discord

desenho feito por outapo

Uma das funcionalidades muito úteis no Discord é a adição de bots. Eles têm diversas funções, como tocar música, criar brincadeiras para a comunidade ou auxiliar na administração do servidor. Mas uma das funções que finalmente colocamos em prática, foi de usar os bots para divulgar os vídeos dos nossos YouTubers.

Dando um pouco de contexto. Antigamente, os nossos YouTubers parceiros divulgavam manualmente seus vídeos num chat dedicado para isso. Apesar de ser funcional, isso gerava a necessidade de divulgar todos os seus vídeos pessoalmente, além de não funcionar para os nossos parceiros que não estavam no nosso Discord/não são tão ativos.

Com o esforço de Luiz Dopp, os bots do Discord agora divulgam automaticamente qualquer vídeo público novo dos nossos parceiros. Basta postar que já estará divulgado automaticamente. Essa funcionalidade também funciona para lives da Twitch, então podem esperar mudanças no nosso programa de parcerias.

O que está por vir?

Com tudo esclarecido, podemos finalmente falar de novidades.

Vocês já devem ter notado mudanças no blog. O menu sofreu uma repaginada completa, e algumas páginas já foram alteradas.

Isso se deve ao começo do meu plano De volta à Ponyville!

Quando eu cheguei para escrever na MLP Brasil, eu não esperava ficar. Mas a comunidade me abraçou de um jeito que eu resolvi permanecer. Com o tempo, eu fui notando alguns problemas. Eu os fui anotando, pois eu não tinha poder o suficiente para consertá-los.

Com a chegada da Nova Geração, isso se agravou. Muitas pessoas novas chegaram no blog, desde fãs antigos que voltaram interessados no filme a uma nova geração de apreciadores de pôneis. Contudo, como claramente o blog não estava preparado pra isso, acabou que as falhas ficaram mais difíceis de esconder.

Novamente, eu fui anotando tudo. Eu ganhei o poder para reformar o blog por volta de Novembro, que foi quando o Igor me deu permissões de administrador.

Com esse poder, eu comecei a fazer meu planejamento. Eu queria manter a frequência de postagens até o final do ano pro Google nos divulgar mais, folgar em Janeiro, para então focar em consertar todos as falhas da minha lista.

Prioridade 1: Episódios

Eles são o carro-chefe do blog. A maioria das pessoas que acessam o blog vem pelos episódios do desenho. São ex-fãs que estão com nostalgia da série, fãs novos que querem ver o desenho completo ou pais baixando pros seus filhos. Sabendo desses dados, eu tinha certeza que deveria cuidar dos erros mais críticos dessa sessão.

- URLs despadronizadas

- Players online falhando

- Links de download quebrados

As falhas são auto-explicativas. Mas vou mastigar um pouquinho pra vocês.

As URLs das abas de episódios não são organizadas. Elas estão em formato de postagem, o que significa que para acessá-las diretamente da sua url, você precisa saber do nome da página e a data de quando ela foi postada.

Agora, sabendo o que você quer assistir, você pode facilmente transitar pelas diversas gerações e temporadas. Segue o seguinte exemplo:

https://mylittleponybrasill.blogspot.com/p/a-amizade-e-magica-temporada-9-legendado.html

Esse link acima o levará para a página dos episódios Legendados da Nona Temporada de Amizade é Mágica (G4). Mudando a parte 'legendado' da url para dublado, então chegamos na lista de episódios dublados:

https://mylittleponybrasill.blogspot.com/p/a-amizade-e-magica-temporada-9-dublado.html

E mudando o número de 9 para 1, chegamos à página da Primeira Temporada Dublada:

https://mylittleponybrasill.blogspot.com/p/a-amizade-e-magica-temporada-1-dublado.html

Eu só lhes mostrei exemplos envolvendo a G4, pois foi isso foi o que eu fiz durante o mês de janeiro até a data de hoje. Futuramente, com o projeto concluído, todas as urls de todas as gerações terão suas urls baseadas nessa padronagem, o que facilitará a transição das pessoas que são um pouco mais habituadas com a internet.

Além disso, usando essas urls padronizadas, vocês podem acabar acessando páginas que estão em construção antes de todo mundo. Pra quem gosta de ver o progresso ao vivo, é uma oportunidade.

A maioria dos players online quebram. Como estamos brincando com MLP, não podemos simplesmente postar os episódios no YouTube, senão a Hasbro nos dá o famigerado copyright. Então, temos que usar outras plataformas de vídeo para dar upload nos episódios e depois vinculá-los ao blog. Atualmente, usamos duas plataformas: Daily Motion e Pony.Tube.

O Daily Motion é estranho. No meio dos meus testes, alguns episódios eram simplesmente apagados sem nenhum motivo. Sem falar que o sistema de recomendação é bem torto, o que pode expor crianças a ver vídeos que não deveriam.

Já o Pony.Tube, ele não tem esse problema com vídeos sendo excluídos do nada e o sistema de recomendação dele é muito seguro, uma vez que ele tende a recomendar vídeos do mesmo canal, você assistiria um episódio e lhe recomendariam outro aleatório, por exemplo. Mas ele é instável. Seus servidores claramente não são tão fortes quanto os do YouTube, então se forçar demais o site, os vídeos não vão abrir.

Por isso então, eu criei uma página diferente para cada episódio, assim o Pony.Tube vai ser menos forçado e terá mais chances de você conseguir assistir o episódio no próprio blog. E assim como a página de temporadas, os episódios também estão com urls padronizadas.

E por fim, links de download que não funcionam. Isso até que não é culpa de ninguém. Com tantos episódios armazenados há tanto tempo, é simplesmente natural que alguns links vão cair. Mas dessa vez, como eu estou reformando página por página, os links que caíram já estão sendo restaurados e vai facilitar a reposição quando for necessário.

E o que mais?

Por enquanto é isso, há outras sessões que eu gostaria de falar como as de Quadrinhos ou Jogos, mas eu prefiro focar todo meu esforço nos episódios por enquanto. Por ser o que é mais acessado no blog, eu não posso me dar o luxo de ignorá-los, especialmente que há vários que me são pedidos há muito tempo, como Pony Life.

Por sinal, Pony Life está presente no blog em formato de grupo no Telegram. Baseado nas minhas previsões, em Março deve ter uma página nova para ele no blog.

BROHOOF /)

Mil desculpas pela postagem longa, mas eu tinha realmente muita coisa pra falar. Provavelmente nem todos lerão tudo, mas eu sei que há um público fiel que gosta das minhas postagens.

Aproveito e peço pra reforçar que, se quiserem saber tudo que ocorre no blog em primeira mão, entrem no nosso servidor do Discord.

Muito obrigado ao Marcelo Ash por disponibilizar os episódios de Pony Life e das Gerações 1 e 3, ao Age3cm por servir de backup de episódios e por me ensinar muitas coisas sobre arquivos .mkv e torrent. E um forte agradecimento ao Adriano Gouveia por ter postado todos os episódios até o ano de 2019! A MLP Brasil te agradece.

Gostaria de mandar uma mensagem mais elaborada para nós?
A Derpy pode te ajudar com isso.

4 Comentários

  1. Anônimo27/2/22

    Ansiosa pelo comeback! Eu tenho deficiência auditiva, esse blog foi o único que têm temporadas legendadas, estava esperando as novas atualizações de vocês, gosto muito do blog.
    Espero que dê tudo certo pra vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Você não imagina o quanto o seu feedback positivo nos anima a continuar trabalhando para melhorar o blog.

      E que bom que sua deficiência não a te impede de curtir MLP, continue sendo tão forte quanto a Scootaloo.

      Excluir